Ransomware – Prevenção e Resposta!

Mais uma semana, mais um caso de Ransomware! O cenário repete-se e resume-se em Vítimas que perdem os acessos a computadores e/ou ficheiros, e Criminosos que aguardam pelo pagamento do resgate para, talvez, devolverem os acessos aos legítimos proprietários e desaparecerem protegidos pelo manto do anonimato. Um golpe lucrativo onde os criminosos cibernéticos fazem o uso de soluções reconhecidas pelos níveis de confidencialidade que elas garantem quando são adoptadas para fins não maliciosos, como as VPNs e as criptomoedas.

Este contínuo surgimento de novas campanhas de Ransomware obrigam-nos a adoptar uma melhor postura quanto a definição de métodos simples de prevenção e de resposta para cenários em que o azar nos bata a porta.

Sendo assim, adaptamos e disponibilizamos à comunidade duas checklists (listas de verificação) com procedimentos práticos e aplicáveis em situações de:

Aconselhamos a sua adopção, fazendo sempre as adaptações necessárias para que se encaixem à sua realidade tecnológica, transformando-as assim em armas adicionais a serem usadas no combate contra o tipo de praga virtual mais temida no momento: Ransomware!